Você está aqui: Página Inicial Integrantes Tecpar

Tecpar

Pesquisa e desenvolvimento em bioenergia, química fina, produção de biológicos e serviços tecnológicos.

O Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar está vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, conta com uma estrutura que abrange cinco unidades no Paraná e ainda a Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), a Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), o Centro Brasileiro de Referência em Biocombustíveis (Cerbio) e o Instituto Carlos Chagas (ICC).

Primeiro centro de pesquisa científica e tecnológica do Paraná, fundado em 1940 como Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas (IBPT), com o objetivo de realizar pesquisas para a produção agrícola e pecuária do Estado. Em 1978, passou por mudanças e recebeu sua atual denominação, Tecpar. Foi pioneiro na implantação de Programas de Qualidade no Paraná. Em 1997 ingressou no seleto grupo de empresas brasileiras com certificação ISO 9001, tornou-se também a primeira empresa pública brasileira credenciada pelo Inmetro como Organismo Credenciado para Certificação de Sistemas da Qualidade (OCS0015).

Na condição de principal braço executor das políticas de desenvolvimento tecnológico do Estado, o Tecpar experimenta nos últimos anos intenso processo de reposicionamento estratégico para o cumprimento de sua missão. Desenvolve um importante papel de integrador das ações de desenvolvimento tecnológico junto à iniciativa privada, na posição de agente no processo de crescimento sócio-econômico.

Adequado a um modelo em que o foco do progresso econômico passa a ser gerado pela iniciativa privada, com forte orientação ao mercado, o Tecpar desenvolve projetos em parceria com organizações públicas e privadas. Com foco em soluções tecnológicas para empresas, visando contribuir para o crescimento sustentado da economia paranaense e brasileira, o Tecpar focaliza também sua atuação nas áreas de: Saúde e Meio Ambiente; Informação e Extensão Tecnológica; Educação Tecnológica; Metrologia; Tecnologia de Materiais; Tecnologia da Informação; Certificação; Produção de Biológicos; Ensaios e Análises.

Experiência acumulada na área de Informação Tecnológica e Industrial

As atividades de informação tecnológica do Tecpar foram estruturadas e sistematizadas a partir da implantação, em 1993, do Núcleo Regional de Informação Tecnológica, da Rede PADCT/TIB. Desde então, faz a mediação entre as demandas das empresas e a oferta de serviços de informação e extensão tecnológica/industrial. Ao longo destes anos, a área de Informação e Extensão Tecnológica desenvolveu projetos como:
produção e base de dados do Guia de Fontes de Informação sobre Gestão e Tecnologia da Qualidade;

  • desenvolvimento de metodologia de extensão tecnológica em pequenas e médias empresas da região metropolitana de Curitiba;
  • bases de dados da Relat – Rede de Laboratórios Tecnológicos;
  • informação para a competitividade empresarial - implantação de um serviço virtual de informação sobre normalização, metrologia, ensaios e certificação;
  • estudo da oferta e da demanda nacional por serviços tecnológicos;
  • Sistema de Informação em Tecnologia Industrial Básica (INFOTIB).

A experiência acumulada nestes projetos permitiu o desenvolvimento de metodologias de atuação apropriadas ao atendimento tecnológico de empresas. Na área de Informação e Extensão Tecnológica do Tecpar, as atividades de apoio ao desenvolvimento tecnológico compreendem, entre outros:

  • Programa Progex – Extensão Tecnológica para Exportação;
  • Universidade sem Fronteiras / Extensão Tecnológica Empresarial;
  • Projetos de melhoria e desenvolvimento tecnológico via PADTEC, apoiados pelo Sebrae/PR;
  • Serviço de Resposta Técnica;
  • Serviço de Monitoramento Tecnológico;
  • Programa Unidades Móveis - PRUMO;
  • Programa Oficinas Volantes;
  • Projeto de Extensão Tecnológica para a Indústria de Bens de Capital - MCT/PETEC.

 

Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar
Rua Prof. Algacyr Munhoz Mader, 3775, CIC
81350-010 - Curitiba - PR

Contatos
Divisão de Extensão Tecnológica
Ana Francisco / Elizabeth Martines
E-mail: sbrt@tecpar.br
Site: http://www.tecpar.br
Tel: (41) 3316-3052 / 3316-3028 - Fax: (41) 3346-2872
 

Ações do documento

Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas
Este sítio possui os direitos reservados © 2009-2009 pelo SBRT